Torne a Atividade Física parte do seu dia a dia!!!

Torne a Atividade Física parte do seu dia a dia!!!

Quem já não ouviu falar dos benefícios da Atividade Física: Mais energia! Melhora no humor! Perda de Peso! Ossos mais fortes! Redução no risco de desenvolver diabetes, câncer e doenças cardiovasculares!  A lista de benefícios é enorme.

As razões também são muitas: é muito trabalhoso, cansativo, toma meu tempo, entre outras razões.

Algumas sugestões para enfrentar os obstáculos à atividade física:

Não tenho tempo

O dia tem 24 horas, quando não encontrar tempo tente estas dicas:

– vá caminhando para o trabalho ou estacione o carro mais longe ou desça em uma parada antes e caminhe o resto do caminho em ritmo acelerado.

– use as escadas

– passeie com seu filho ou cachorro ao ar livre

Agende um horário no seu calendário, as manhãs podem ser o melhor momento, pois o dia pode nos reservar surpresas que dificultarão a prática do exercício agendado.

Exercitar-se é chato

Sim, a atividade física pode ser chata, você deve encontrar a chave para torná-la divertida:

– Tenha um amigo de treino (e um de reserva)! Um cônjuge, amigo ou vizinho é um bom começo.

– Inscreva-se para uma aula ou grupo. Grupos de ciclismo, corrida e aulas de hidroginástica. É mais provável que você se atenha ao seu exercício se fizer regularmente com um grupo.

– Caminhar, correr, dançar, andar de bicicleta, remar, nadar, cortar a grama, etc. É tudo exercício!

Algumas dicas práticas

Que tipo de atividade física?

Associe atividades aeróbicas para condicionamento cardiovascular com exercícios resistidos para manter ou ganhar músculos fortes. São exemplos: Exercícios Aeróbicos: caminhada, cooper, bicicleta, natação ou hidro, etc…. Exercícios Resistidos: musculação, pilattes, ginastica localizada, etc….

Quanto tempo, que peridiocidade?

O ideal é 5x, 30 minutos por dia, aumente este tempo conforme melhora do condicionamento físico. Uma dica prática é evitar ficar mais do que 48 horas sem praticar atividade física.

Busque orientação Especializada.

Um Profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta deve ser consultado para atingir o objetivo com mais segurança e eficácia.

Suplementos:

Não caia na tentação de sair comprando todo o tipo de suplemento na esperança de que eles são sua “salvação”. Sim, existem suplementos que ajudam, mas para isto a consulta com profssional especializado é a melhor opção, além de evitar um gasto desnecessário em suplementos a orientação individuzliada vai permitir um ganho de rendimento em suas atividades físicas.

Referências: (1) Adaptado do texto publicado pela Dra. Kathryn Ackerman, especialista em medicina do esporte, endocrinologista e instrutora da Escola de Medicina de Harvard para a revista EmPower da American Association of Clinical Endocrinologists. (2) Orientações gerais para pacientes ambulatórias do consultório Dr. Fábio Copette, Endocrinologista.

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