Diabetes

O Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). É uma doença crônica complexa que requer cuidados médicos especializados, contínuos e com estratégias multidisciplinares (nutricionais, educador físico, enfermagem e outras especialidades médicas) para redução de risco além do controle glicêmico.

O diabetes pode ser classificado nas seguintes categorias gerais:

Diabetes tipo 1

Resulta da destruição autoimune das células beta do pâncreas (órgão que produz insulina), geralmente levando à deficiência absoluta de insulina, incluindo diabetes autoimune latente da idade adulta. Tem como quadro clínico mais característico o início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses) de sintomas como: sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Comumente de início na infância, adolescência ou adulto jovem. O tratamento é feito com insulina desde o diagnóstico e segue para a vida toda;

Diabetes tipo 2

Resulta da uma perda progressiva de secreção adequada de insulina pelas células beta, frequentemente como um efeito progressivo da resistência a insulina, principalmente em pessoas com excesso de peso a base genética familiar. Tem como quadro clínico uma instalação mais lenta dos sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros. Comumente com início na idade adulta após os 30-40 anos, podendo se apresentar na adolescência principalmente associada ao excesso de peso. Se não reconhecido e tratado a tempo, pode evoluir para necessidade de utilização de insulina

Tipos Específicos de Diabetes

Mais raros e incluem defeitos genéticos da função da célula beta, defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas como pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose, fibrose cística; as induzidas por agentes químicos ou medicamentos tais como os utilizados para o tratamento do HIV/AIDS, os glicocorticoides ou para imunossupressão em pós transplante de órgãos.

Diabetes Gestacional

Ocorre quando o diagnóstico é feito durante a gestação. No entanto, devido ao crescimento da epidemia de obesidade e diabetes em mulheres em idade fértil, o número de gestantes com Diabetes Tipo 2 não diagnosticado tem aumentado. Devido a isso, é razoável rastrear mulheres com fatores de risco para diabetes já na primeira visita pré-natal.